Tuesday, November 13, 2007

Quando os jornais julgam mais do que a história e os tribunais


A propósito do último governador civil de Macau (Carlos Montez Melancia) aqui deixo uma caricatura de João Guedes. Refere-se à segunda controvérsia do seu mandato. A primeira foi a da TDM. Esta (a da caricatura) refere-se à segunda que foi a da construção do Aeroporto Internacional de Macau.
É importante notar que apesar de todas as controvérsias continuo a considerar Carlos Melancia, como um dos melhores governadores.
Foi um dos que revelou mais visão e sentido de portugalidade do século XX, em Macau. Os outros foram Almeida e Costa (controverso também), Garcia Leandro (controverso também) e Marques Esparteiro. Este último, ou antecedente, como se queira, para além da alma grande de marinheiro terá sido um precursor. Governou nos anos 50, do século passado em tempos pouco propícios a grandes planos (falarei dele logo que possa). Pena é que Macau, para Portugal, seja terra pequena demais para que a história julgue os seus governadores. Se ainda hoje não se sabe quase nada sobre os governadores do Brasil, de Angola, ou Moçambique (todos estes territórios muito maiores do que Portugal), porque diabo se haveria de perder tempo com Macau?

No comments: