Friday, November 9, 2007


O meu cão
é um soldado
Aparentemente desarmado
Mas sempre em prontidão
Seria o melhor soldado de qualquer pelotão.

E manda com arrojamento
Na sua
Quando pede para ir à rua
Primeiro em lamento
Mas depois quando sente que não chama a atenção
Ladra então com o vozeirão
De um sargento.

O meu cão
É um militar
Um militar verdadeiro
Quando se põe a cheirar o carreiro
Cauda no ar
Nariz no chão

E vai assim e pressente
Há perigo de ocasião, perigo eminente,
Há inimigo à vista? Não.

Pois então, nesta situação
Promovo o meu cão a tenente

O meu cão é soldado raso
E como é óbvio não tem patente
Mas é o caso
Que em ocasiões tais
Manda na gente
Como os oficiais

Soldado de faro fininho
No seu reduto de casa
Como numa trincheira de batalha
Nunca falha
A avisar
Quando chega o vizinho
E é então que se extravasa
A ladrar

O meu cão
Soldado combatente
Sempre presente
Em qualquer ocasião.
Principalmente em casa sua trincheira
A recurvar o dorso e a cauda a cirandar

Mesmo numa boa brincadeira
O meu cão é um bom militar


E é então
Que não tenho alternativa
Senão
A de o promover capitão.

No comments: