Tuesday, November 20, 2007

A Maçonaria em África


Como interessado em assuntos “herméticos” aqui deixo a capa de um livro sobre a Maçonaria em África. Ainda não o li, nem sequer o comprei na Amazon, de que sou cliente habitual, já que as editoras de Portugal demoram “bué” (como se diz na gíria hodierna das gerações do século XXI) a enviar os livros que pedimos e também a traduzir o que se dá ao prelo no Mundo.
A recensão parece-me interessante, nomeadamente no que se refere ao facto de a Maçonaria (apesar de prezar a Liberdade Igualdade e fraternidade) ter tardado em aceitar etnias não europeias no seu seio. Não sei se isso aconteceu apenas nas obediências maçónicas inglesas, ou também nas continentais (europeias, centro e sul americanas e médio orientais).
Ao que sei, no Extremo Oriente, os primeiros chineses aceites só o foram na primeira década do século XX, com alguma relutância da Grande Loja de Inglaterra. Sun Iat Sen terá sido dos primeiros?
Aqui fica a capa.
Espero “postar” novo “post” sobre o assunto logo que tenha “disponibilidade”. Ou seja logo que tenha disponibilidade para acrescentar mais este título às prateleiras já esgotadas de biblioteca da minha pequena casa.

1 comment:

Luz do Oriente said...

Por acaso vim parar ao seu site que não tem actualizações desde 2008. Faz alguns comentários interessantes à maçonaria e ao Extremo Oriente que dão pistas curiosas de reflexão. Concordo consigo que os primeiros chineses a serem recebidos em Lojas o foram na primeira metade do séc. XX. Há indicações que Sun Yat Sen mas também Chiang Kai-shek teriam sido iniciados em lojas estrangeiras mas nunca prosseguiram a sua carreira maçónica. A resistência da Grande Loja Unida da Inglaterra a receber candidatos "nativos" foi grande. Quando os comunistas triunfaram na guerra civil e os ocidentais tiveram que fugir da China parte das lojas inglesas da China foram para Hong Kong e outras para Taiwan. Ainda hoje a GLUI não reconhece as lojas de Taiwan e as que existem em Hong Kong estão subordinadas às Grandes Lojas de Inglaterra, Escócia e Irlanda. Há um livro antigo de Herbert Allen Giles chamado "Freemasonry in China" que é capaz de tratar do assunto. Se tiver interesse em trocar informações sobre isto reaja ao comentário. Cumprimentos. O administrador do site Luz do Oriente.