Sunday, November 11, 2007

O homem que regulamentou o jogo em Macau


É conveniente recordar aqui, um dos governadores que mais tempo governou este Território.

Há uma rua com o seu nome; chama-se Rua do Guimarães (apenas!...).
Macau pouco o lembra, mas a história de Portugal ainda o significa.

Diz o dicionário:

Guimarães Júnior, Isidoro Francisco (1808-1883) Visconde da Praia Grande de Macau, desde 1862. Maçon. Oficial da marinha. Governador de Macau, de 1851 a 1863. Ministro de Portugal no Japão, Sião e China, em 1859. Ministro da Marinha e Ultramar, no governo da fusão, encabeçado por Joaquim António de Aguiar (o mata frades), desde 4 de Setembro de 1865, falecendo no exercício destas suas funções.
1865 Setembro
Isidoro Francisco Guimarães, visconde da Praia Grande de Macau, na pasta da guerra, por morte do conde de Torres Novas (será interino até 11 de Novembro de 1865 e efectivo até 22 de Novembro de 1865).

Mas, para além de tudo, Guimarães deve ser lembrado pelo facto de ter sido o homem que regulamentou o sector do jogo em Macau.
Vejamos:
- Isidoro, Francisco Guimarães, primeiro e único Visconde da Praia Grande de Macau, (19 de abril de 180817 de janeiro de 1883) foi um administrador colonial português. Entre 1851 e 1863 desempenhou o cargo de Governador de Macau. Foi durante o seu mandato como governador que o Jogo, hoje a actividade económica mais importante de Macau, foi legalizado.
Ora então! Se não fosse ele, hoje não haveria nem Venetian, nem Wyin, nem nada.
Não seria altura de dar o seu nome pelo menos a uma avenida?
Por exemplo, no COTAI, onde o IACM insiste em repetir nomes tolos como "amizade" e coisas assim?
Em minha opinião o Governador, Guimarães, merece no mínimo uma grande avenida. Então não é que regulamentou ( como diz o dicionário) a actividade mais importante de Macau nos dias de hoje.
Honrar-lhe o nome é um dever do IACM

1 comment:

Anonymous said...

Já tem a Rua ... Deixe sua memória em paz!