Thursday, October 25, 2007

Um relógio que nunca existiu?

Artur Tamagnini Barbosa. Governador com duas pessoas não identificadas. Trata-se de uma fotografia rara que consta do espólio do Centro Científico e Cultural de Macau.

Quando falei do hasteamento da bandeira verde rubra no Leal Senado (num dos últimos posts) não tive tempo de inserir fotografia. Igualmente não referi o facto de ter lido há muito pouco tempo, que mais, ou menos, no sítio onde actuamente se acha o símbolo da RAEM (triângulo cimeiro) se achava antes um relógio eléctrico.
Em 1926, mais precisamente no dia 20 de Outubro, a pedido do Leal Senado da Câmara, o dito relógio foi removido.
Será o mesmo que actualmente se encontra no edifício dos correios, do lado fronteiro?
Outra pergunta: O relógio foi removido precisamente cinco meses depois da revolução de 28 de Maio do mesmo ano, por quê?
Quem governava então a colónia era Artur Tamagnini Barbosa.
Tamagnini Barbosa foi governador de Macau por três vezes.
Maçon, tal como seus irmãos, Tamagnini Barbosa, ao autorizar a remoção do relógio, não o fez de ânimo leve. O relógio tinha em minha opinião que ter um valor simbólico. Agora Qual? Quem souber que responda e esclareça, seria interessante saber porquê.
À interrogação inicial acrescento outra:- Não conheço nenhuma fotografia do Leal Senado com qualquer relógio na frontaria! Haverá alguém que esteja vivo que se lembre disso?
Se alguém houver que acrescente alguma achega.

No comments: