Saturday, October 20, 2007

Um dia curioso

9 de Outubro de 1911 – “Expulsão desta Colónia do chinês Peng-Nhan-Leong por ser reincidente, pela 4a. vez, como orador propagandista contra as instituições chinesas (?). Não será antes contra as portuguesas?” Pergunta Beatriz Basto da Silva, autora da “Cronologia da História de Macau”, obra que publicou em 4 volumes.
Respondo eu: Era contra as instituições chinesas e portuguesas com certeza.
Peng Nhan Leong era um nacionalista que aproveitou o facto de Macau estar sob a soberania de Portugal para defender a sua bandeira e agitar as massas contra a monarquia que governava a China. No continente nunca o poderia fazer de forma aberta.
Macau deu-lhe guarida durante algum tempo, por ser protegido de Lou Lim Yok, que por seu turno era o líder da comunidade chinesa de Macau (senhor todo poderoso no burgo com a bênção do poder colonial). Por qualquer razão Lim Yok, tão nacionalista e (eventualmente) tão republicano como ele, entendeu que Peng estava a exagerar e permitiu que o governador de Macau o expulsasse
O curioso nesta história é que Peng, é expulso de Macau exactamente no dia anterior ao da proclamação da República da China. E quem o expulsa é o governador Álvaro de Melo Machado. Melo Machado, era então governador interino da colónia. Tal como Sun Yat Sen Machado era maçon e republicano. Por que é que expulsou Peng? Duvidava da revolução chinesa, ou estava mal informado sobre o papel que Peng desempenhava na revolução chinesa a partir de Macau? Por enquanto ninguém sabe. Pela minha parte devido ao facto de me ser impossível consultar os arquivos chineses por não saber decifrar os caracteres. Pela outra parte (investigadores chineses) pelo facto de ninguém em Macau se ter debruçado ainda sobre a matéria com isenção e ultrapassando os preconceitos que subsistem.
Quem era Peng-Nhan-Leong? Não sei, mas gostaria de saber. Se alguém o souber que me diga.

No comments: