Tuesday, October 16, 2007


Hoje vale a pena lembrar uma figura interessante das letras de Macau. Trata-se do padre Regis Gervaix, que no dia 16 de Outubro deixou Macau, depois de 25 anos de sacerdócio no Território a fim de ocupar a cadeira de Literatura Francesa, na Universidade de Pequim.
Sob o pseudónimo de Eudore de Colomban, Regis Gervaix, publicou, Resumo da História de Macau, dado à estampa em 1927. A obra conheceu três edições, a última das quais em 1980. Apesar de se tratar apenas de um resumo não deixa todavia de ser assinalável. Quanto mais não seja pelo facto de apenas existirem três histórias de Macau publicadas. A primeira, pelo comerciante sueco Anders Ljungstedt (An Historical Sketch of the Portuguese Settlements in China and of the Roman Catholic Church and Mission in China & Description of the City of Canton), publicada em 1836. A segunda, da autoria de Montalto de Jesus (Historic Macao), seria publicada em 1926. Ambas foram dadas à estampa em inglês. Aliás a primeira edição da história de Montalto de Jesus, seria apreendida em Macau, por ordem do governo de 15 de Junho, do mesmo ano. Ao que parece a ordem de apreensão deveu-se ao facto do autor propor a entrega da soberania de Macau, à Sociedade das Nações.
Com tanta falta de história e de historiadores o livrinho de 127 páginas de Regis Gervaix acaba por ser um assinalável marco no desertificado percurso de 400 anos do Território. Como resumo que é a obra não pode ser obviamente considerada como uma verdadeira história de Macau, nem alcança a dimensão das de Ljungstedt, ou Montalto de Jesus, ainda que nenhum destes tenha produzido obra abrangente e muito menos definitiva a que se possa chamar uma História.
Segundo Monsenhor Manuel Teixeira, o padre Regis Gervaix, teria editado o seu "Resumo" numa reacção a quente contra a publicação de Montalto de Jesus.
Segundo ainda Monsenhor Manuel Teixeira, Regis Gervaix, terá mais tarde publicado (em Pequim?) uma história de Macau mais alargada, em dois volumes que intituou - Abre’ge’ de l’histoire de Macao.
Deixo acima a capa de edição de 1980, do Resumo da História de Macau.

No comments: