Wednesday, October 24, 2007

Outros Outubros

O Mundo concentrou-se em Outubro? Se calhar sim, já que, durante este mês aconteceram alguns eventos de impacte mundial.
Em Outubro, de todos os anos, aconteceram revoluções, nascimentos, publicações, recordes mundiais. Enfim! Sei lá o que? A lista mundial fica a seguir:

- Em 1789 é votada definitivamente a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão uma das cartas constitucionais mais revolucionárias da história moderna.
- Na Índia nasce Mahatma Gandhi em 1869
- Nos EUA, nasce Groucho Marx, comediante, em 1890 (Groucho Marx, que esteve sob a mira do mackartismo por suspeita de ser comunista não o era. A sua única condição clandestina era a de maçon de que nunca desistiu
- Em Portugal proclama-se a República, em 1910.
- Na China proclama-se a República, em 1911
- Na Rússia cai a tirania dos czares, em 1917
- Na Espanha regista-se a Fundação da Opus Dei, por José Maria Escrivá de Balaguer, em 1928
- Na China proclama-se a República Popular, em 1949
- Nos EUA Charles M. Schultz começa a publicar a banda desenhada “The Peanuts”, em 1950.
- No Brasil é a última partida de Pelé com a camisa do Santos (camisa 10) contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro, em 1974.
-Assinado o Tratado de Amesterdão que prevê alterações aos Tratados da União Europeia, em 1997.

Macau, apesar de ser um pequeno território perdido no Sul da China, recebeu todos os impactos mundiais das efemérides que acabei de transcrever. Algumas tiveram impacto institucional. Outras tiveram apenas impacto pessoal neste curioso rincão que actualmente dá pelo nome de Região Administrativa Especial da China.

Deixo alguns para que conste

E alguns que constam são os os reflexos de Outubros mundiais em Macau.


Como por exemplo:


Por B.O. nº 41-S, desta data, se publica o seguinte telegrama, datado de 6-10-1910:
«Governador Geral de Macau/
Foi hontem proclamada republica com concurso exercito, marinha e povo./ Enthusiasmo. Ordem absoluta. Governo provisorio presidido Teofilo Braga./ Ministros: guerra, Coronel Artilharia Xavier Barreto; interior, António José/d'Almeida; fazenda, Basilio Telles; obras publicas, Antonio Luiz Gomes; marinha e colonias, capitão de mar e guerra Azevedo Gomes; justiça Affonso Costa;/ estrangeiros, Bernardino Machado. Queira communicar autoridades civis e militares sob sua jurisdição estes acontecimentos./ Ministro Marinha Azevedo Gomes


Aguns dias depois a nova bandeira de cores verde, vermelha e amarela (que na opinião de Guerra Junqueiro era "uma bandeira de pretos" era hasteada em Macau.


Diz o Boletim Oficial nº42 do dia 15 de Outubro de 1910: - É hasteada no Edifício do Leal Senado, pela 1ª vez, a Bandeira da República Portuguesa




No comments: