Monday, October 20, 2008

O olho arguto do granito



O Mundo observa-nos de onde menos esperamos
Quem será esta pedra de granito?
Que guarda a curva deste trilho onde passeamos
Quem é este impenetrável e vetusto monólito
Que fiscaliza a nossa tarde
Que arde
No final do mês de Agosto.
Olho para a rocha rija
Possui claramente um rosto
Que vento escultor a terá feito?
O meu cão pára, alça a pata e mija.
Nesta etapa do passeio
Paro para pensar
Mas o meu cão não tem tempo para estudar
Nem para se preocupar com as minhas angústias ou anseios
Dá meia dúzia de passos
E subitamente pára para cagar.
Era o que ele queria
Depois de comer
Há que passear
O resto é filosofia
Diz o meu cão a ladrar
Viver é comer e brincar
E passear
Que interesse tem uma pedra de granito
Senão
Ocasião
Para eu mijar
E tu meu dono
Parar
Por algum tempo para pensar
Sei lá em quê
Nem me interessa
Há aqui um novo cheiro
Vamos embora depressa

No comments: