Sunday, February 27, 2011


Quando nasci comecei a perder tempo (acho eu!)



Versejar é perder tempo quando não há tempo a perder.

Por exemplo

Ainda agora me atrasei

E falhei
Irremediavelmente e para meu mal

A primeira notícia do telejornal.

Tudo porque estava ingenuamente

Sobre estes versos a preguiçar

Antes estivesse a dormir.

Sim a dormir o tempo não se perde

Nem se perde, por exemplo, o autocarro.

Quando se dorme dorme-se e pronto.

Dormir é uma condição da vida

E pelo menos sonha-se, o que não é mau,

Principalmente quando se sonha com coisas boas.

Agora versejar?

É dormir acordado

E arriscamo-nos todos, neste caso

A dar azo

A que nos digam: - Estás a dormir, ou quê?

Olha que o jantar arrefece.

Não se pode responder a quem tem os pés bem assentes na terra

A quem nos diz que perdemos o telejornal e o autocarro e que a comida arrefece

Porque estávamos a perder tempo a fazer versos.

Ainda se estivesses

A fazer as contas do IRS

Vá lá...

Mas versos?

Olha que também arrefece o chá

Sim também o tal que gostas tantos de tomar

Depois de jantar

Vai dormir João

Gostas mais de sonhar do que de viver.

E foi então

Que nessa ocasião

Eu e o meu cão

Adormecemos.

Ele no sofá

E eu no chão

J.Guedes

No comments: